Aquiles, o imbatível mercenário de Tróia (o filme) e matador implacável, responde isto para uma linda sacerdotisa troiana. Nunca mais me esqueci disto! Apego-me a frases, a gestos, enfim, sou sensível.
Sempre olhei para um aspecto do comportamento humano que me traz agora a este texto. A vontade própria a qualquer custo. Acho particularmente perigoso. O Fardo é sempre muito pesado.De um ditador deposto a um mendigo de rua nos cabe uma reflexão: será que houve ali a ditadura da “minha vontade”?... pessoas inflexíveis e irreconciliáveis, tenho medo disto. Então eu me pergunto por que as pessoas não dividem o poder e por que não olham para a historia se o ônus da vontade própria imposta a tudo e a todos é realmente grande.
Existem muitas coisas que devem ser priorizadas em relação a nossa vontade, mas quase sempre pensamos ou agimos ao inverso. Perguntar: Eu gostaria que me fizessem isto? Ou quem sabe medir nosso egocentrismo ser sincero e então abrir mão de nosso egoísmo. Seria o caminho? Tenho visto antigas referencias de minha vida caírem ao longo da estrada, no mundo dos negócios, no mundo da religião, e nessas quedas há um fator invariavelmente comum: a quebra de braço e a briga pela imposição da vontade.
Jesus disse uma vez, Reino dividido “não prospera”, e isto serve para Reinos propriamente ditos como empresas, igrejas, famílias, lares. O Orgulho, a soberba, a falta de unidade destroem tudo; é inegável. Todo mundo assiste diariamente pessoas arcando com conseqüências pesadas por terem imposto sua vontade acima da ética, acima da transparência, acima do amor ao próximo.
Cenas corriqueiras e banalizadas como: um ex prefeito algemado, outro foragido, um ex-ministro com o nome na lata do lixo e de um ex-presidente populista claramente envolvido até o pescoço em questões mal explicadas durante 8 anos de desmandos, orientando sua cria instalada no poder, por ele e por coniventes, a controlar o mau clima instaurado pelas flagrantes irregularidades, barganhas, ameaças e negociatas com partidos (da base aliada), um toma lá dá cá da vida publica do qual sabemos e fingimos demência onde milhões de pessoas, crianças sem educação, doentes morrendo em filas de hospitais, mais de 45% de residências sem esgoto tratado ou sem rede de esgoto, nos dá a leitura da corrupção latente.
Será que eles pensam o que? .....Chamem do que quiserem, de Deus, Universo, Natureza, Carma, sei lá o que; mas felizmente o que vai volta. Está aí .....é a imposição inescrupulosa da vontade própria. O que estou externando aqui significa dizer: Seja feita minha vontade e dane-se o resto! E isto eles, os políticos, sabem fazer bem.
Deixando um pouco a dureza das palavras e lembrando de alguém muito sublime, o maior líder que já pisou nesta terra, temos um exemplo maravilhoso: Quando Ele podia abrir mão do poder, no momento de sua vida particularmente mais difícil onde o fardo era pesado e seria muito mais fácil desistir, sua visão e consciência, seu amor desmedido e seu compromisso estabelecido com o mundo o fez dizer: “Pai, Seja feita a tua vontade”, apenas esta frase me sustenta na busca por mudança de vida no esforço da renuncia do meu egocentrismo. Jesus é a minha referencia e será eternamente, ninguém jamais poderá apontar uma falha Nele.
Tornando mais claro meus sentimentos neste texto, em nosso dia a dia temos a oportunidade de balancear, de flexibilizar, de sermos mais humanos e de pensarmos mais em quem está ao nosso redor. Não estou sugerindo aqui que ninguém abra mão de sua autoridade legitima como chefe de família, como líder no trabalho, como um cidadão com direitos a serem garantidos. Obvio mantenha isto. Mas devemos nos livrar do “nosso” autoritarismo, devemos evitar a atitude de impor nossa vontade às pessoas que supostamente nos temem. Que coisa triste alguém ter medo de mim, ter medo de você, e mais triste ainda é nos valermos disto para causar tristeza e desconforto às pessoas; estou me analisando neste quesito de vida! Prefiro ser inspirador, prefiro ser querido, prefiro ser honesto, prefiro até perder hoje para ganhar amanha, mas nunca impor minha vontade em detrimento do bem estar do meu próximo.
O Homem que agonizava tendo todo o poder de sair daquele sofrimento não usou o seu poder para isto, antes, foi tão humano como eu e você para nos mostrar que sempre temos uma escolha.
Ele disse: Faça a tua vontade e não a minha.
Vejam quem é Ele!
Aprendamos com Ele!
Reflitamos!
Aquiles terminou flechado e derrotado e firme no obstinado propósito de querer o que todo homem quer; sempre um pouco mais. Então cuidado com suas vontades impostas desconsiderando a felicidade e o bem estar do seu próximo.
Podemos escolher como viver, como nos relacionarmos e exemplos para isto; temos.
“O poder é ambíguo e efêmero”. Se você o tem, em qualquer instancia, saiba usá-lo.