Para ser um CIO empreendedor, você precisa experimentar e pensar sobre o seu negócio de novas formas. Por exemplo, já pensou em explorar dados grandes para oferecer um serviço de informação?
Especialistas dizem que um dos papéis que os CIOs devem se colocar é o de empresário. Mas o que significa ser um CIO empreendedor?
Para responder a esta pergunta, Madeline Weiss, diretora da Society for Information Management's Advanced Practices Council (APC), recorreu à história de sucesso de Bryan Mistele, CEO e co-fundador da Inrix.
Sete anos atrás, a Inrix era apenas um sonho. Hoje, é uma provedora global de serviços de informações de tráfego que auxiliam os motoristas a descobrirem as melhores rotas e evitarem atrasos. Os clientes incluem a Ford, BMW, Mercedes-Benz, Volvo, Garmin e até a Apple.
E o que os CIOs podem aprender com o trabalho do empreendedor Mistele?
1 - Pense sobre as necessidades dos clientes de novas maneiras
Historicamente, os dados de tráfego são coletados nas estradas através de bobinas magnéticas no pavimento. São sistemas de coleta caros de construir e manter, e que fornecem apenas uma quantidade limitada de informações sobre um número limitado de estradas. Para alcançar âmbito mundial a Inrix teve que encontrar outras fontes confiáveis de dados de tráfego, além da rede de bobinas.
Como você pode pensar de forma diferente sobre os produtos da sua empresa e serviços? Você poderia criar um serviço de informação?
2 - Crie ecossistemas com parceiros de negócios
Desde o início, Mistele procurou maneiras de obter empresas locais nas muitas regiões que atua para complementar e ampliar as capacidades da Inrix. Obteve os dados de tráfego de veículos comerciais (como táxis e caminhões de entrega) já equipados com dispositivos de GPS. Também negociou uma troca com empresa de mapeamento digital, a Tele Atlas: Inrix deu dados de tráfego da Tele Atlas e, em troca, ganhou 12 clientes blue-chip, US $ 1,5 milhões em receitas e uma força de vendas de 50 pessoas. No ano passado, Inrix adquiriu uma concorrente, ganhando 200 clientes em 30 países.
Você pode pensar em formas criativas para construir um ecossistema que complemente e amplie as capacidades da sua empresa?
3 - Utilize dados e análise preditiva
A Inrix tem dados em tempo real sobre o tráfego, meteorologia, cronogramas de construção e eventos esportivos. Usa esses dados para fazer previsões e responder a perguntas tais como: Qual caminho devo tomar de casa para o trabalho hoje?
Mistele encontrou um software analítico preditivo ideal, enquanto observa seus filhos jogarem futebol. Conversando com outros pais, ele aprendeu que a Microsoft tinha desenvolvido uma ferramenta preditiva construída usando algoritmos sofisticados, mas que a empresa não tinha a intenção de usar o software. Mistele rapidamente garantiu um acordo de licenciamento exclusivo.
Como você está explorando o poder do Bida Gata e dos algoritmos de previsão? Os fundos de hedge estão experimentando a digitalização comentários em páginas de produtos da Amazon para tentar fazer previsões de vendas. Os comerciantes estão analisando os fluxos no Twitter para obter notícias antes de serem oficialmente confirmadas.
O quão amplo é o universo onde você está procurando algoritmos e de talentos?
4 - Experimente
A primeiro experiência de Mistele foi uma startup de software que ele lançou no seu apartamento enquanto ele estava na Harvard Business School. Mais tarde, na Microsoft, ele desenvolveu um site para auxiliar e informar os compradores de imóveis, que a implosão da bolha dotcom implodiu antes mesmo de ser lançado.
A trajetória de Mistele na Inrix também inclui experimentos - com tecnologias e parcerias - que sempre foram bem sucedida. Mas os empresários têm uma qualidade especial que lhes permite lidar com contratempos e falhas.
Você pode incluir essa capacidade entre as suas competências e atividades e as da sua empresa?
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