terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Um ciclo que se encerra


Uma das cenas marcantes na vida é um garotinho que vai ao futebol acompanhado do pai ou da mãe e tenta dar o seu melhor para impressioná-los. Então ele dribla todo mundo e marca um golaço. E lá está o pai olhando orgulhoso e aplaudindo.  Igualmente marcante é quando alguém recebe um diploma e o dedica publicamente ao pai ou à mãe. Cenas assim fazem parte de um ciclo de nossas vidas. Temos alguém para mostrar nossos troféus.  Somos crianças, eternas crianças!
O mais importante ciclo.


A vida e o mundo eram meus campos de futebol e meu querido pai estava sempre lá torcendo ardentemente. Quando me machucava, ele sangrava junto, sofria junto. E quanto eu marcava um gol, lá estava ele também vibrando muito comigo. Eu fiz muitos gols maravilhosos. Tenho muitos ainda a fazer. Estava aprendendo com ele as táticas infalíveis  para ser sempre vitorioso, táticas muito simples, mas difíceis de pôr em prática.

Neste domingo último, eu olhei para a plateia e o torcedor preferido não estava mais lá! Estou atônito e sem chão. Ele não está mais me vendo jogar. Foi tirado de cena, alguém não permitiu que ele entrasse mais no jogo da minha vida. Encerra-se um ciclo em minha vida.


Não tenho mais meu orientador, meu torcedor predileto para vibrar comigo, para gritar, para me aplaudir e para me corrigir sempre que eu precisar. Meu pai se foi. Minha criança interior está chorando muito, está sangrando e não há quem consiga estancar esta dor. Estou pedindo isso ao Pai eterno de todos nós. Mas ainda estou em prantos.  Acabou-se um ciclo mágico em minha vida.  Se hoje me perguntassem o que eu mais quero na vida, minha resposta imediata seria: ter a chance de dar mais um abraço e um beijo no meu velho pai. Jogar conversa fora com ele, ele era politizado. Falávamos muito sobre governo, sobre negócios,  sobre histórias do dia a dia.

Mas isso não é possível, sei disso. Não haverá quem me faça essa pergunta e principalmente quem possa me conceder esse desejo. Contento-me com a última lembrança. No final do ano, Deus me iluminou. Pedi para que trouxessem meu pai do interior para passar o final de ano conosco. E no primeiro dia do ano fui levá-lo até seu o sítio, no interior de São Paulo. Foi uma viagem agradável. Conversamos o tempo todo, quase 3 horas de viagem. Eu partiria para minhas férias no dia seguinte com minha esposa e filho. Tive então o privilégio de viajar com meu paizinho pela última vez. Ao voltar de viagem liguei para ele e combinei de reencontrá-lo para pôr a conversa em dia. Mas não deu tempo! No sábado 21/01 ele morreu sozinho em seu sítio, à noite.

Quem me dera poder dar mais um abraço nele. Conversar uma vez mais. Este momento me remete a escrever e compartilhar com meus amigos, clientes, pessoas que conheço e até mesmo quem não me conhece. O que se pode aprender de algo tão triste, de uma ferida tão significativa. Talvez nada mais que o óbvio que esquecemos e renegamos a todo momento: amar mais as pessoas. Abrace seus entes queridos, beije-os constantemente, ligue, converse, procure, demonstre o seu amor. Aproveite cada final de semana possível, lute para que todos sejam possíveis. Fique junto o quanto puder, porque a qualquer momento esse ciclo se encerrará, isso é certeza. E nesse momento suas boas lembranças valerão ouro e ajudarão a aplacar a dor.

Sabe aquele amigo ou amiga que você não vê há tempos? Ligue para ele ou vá visitá-lo, se realmente você o ama e é importante para você. Há um ano eu quis fazer uma surpresa para uma amiga que mora muito longe da minha cidade. Já não nos falávamos há tempos. Mas eu nunca a esquecera. Como eu estava na região da cidade dela, quis chegar até a sua casa. Bati palmas e alguém atendeu, pedi para chamá-la, mas a pessoa me disse que ela havia morrido de câncer já tinha alguns anos. Fiquei mal por alguns dias. Isso já aconteceu mais de uma vez comigo. E cada vez mais acontece com todos nós.

Temos sentimentos, amamos as pessoas, os amigos, gostamos de reencontrá-los, de saber como estão, de ouvir suas histórias, sua evolução. Mas estamos tão sufocados por obrigações e pela competição da vida, que cada vez temos menos tempo. Nossa mente está cada vez mais cheia de negócios, negócios e negócios. Queremos conquistar, crescer,  ganhar dinheiro, e fazemos isso de maneira indiscriminada, impensada, na maioria das vezes deixando de lado o melhor: observar e curtir cada momento com quem amamos. Ser amado e amar pessoas é uma dádiva à disposição de todos nós, para qual costumeiramente colocamos uma condição: antes de curtir a vida com quem amamos, queremos trabalhar duro e focados para estarmos mais tranquilos e estabilizados, na ilusão de que depois cuidamos dos relacionamentos. É uma grande ilusão.

Pensando hoje, com a ferida aberta, não tenho como chegar a outra conclusão: ficar perto de quem ama sempre em primeiro lugar. Nenhuma conquista tem valor quando você está carregando a alça do caixão da pessoa que você mais ama no mundo.

Forjado nas dificuldades, meu pai se orgulhava de todos os filhos. Cuidou de todos nós com muito esforço e teve a alegria de ver os 12 filhos crescidos e seguros. Eu também tenho muito orgulho dele. Sempre terei como referencial o legado que ele nos deixou: simplicidade, honestidade, lealdade, verdade sempre, amor à família e cuidado pelo nome. Sem mãe desde os 19 anos, a morte do meu pai fecha realmente um ciclo fundamental na minha vida.

Estou reunindo forças para continuar lutando, em memória daquele que hoje eu chamo de meu HERÓI.  Mesmo não o vendo, sentirei sua presença sempre e guardarei seu legado comigo. O jogo continua! Um lugar estará eternamente vago na minha plateia.



Pai, eu te amarei eternamente!

Jairo Robson Soares Brito

11 comentários:

  1. lindo, Jairinho...
    O jogo continua, na platéia um lugar vago, mas no coração a certeza de que os ensinamentos deste homem te dará forças para jogar o jogo até o final, assim como ele jogou explendidamente.

    ResponderExcluir
  2. De: Wendell
    Jairo, não sabia deste triste notícia. Meus sinceros sentimentos à você e sua família. E sobre o texto realmente, temos que valorizar nossos pais e aproveitá-los enquanto estão vivos. Abraços e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Pr. Jairo, Deus lhe consolará mais que qualquer palavra que eu tenha a escrever ou falar. Sei apenas que Deus escolheu esse homem para dele extrair a semente da vida, que lhe deu a existência necessária para que você meu irmão, desse continuidade aos pensamentos, idéias e propósitos qua a vida dele tinha. Com certeza; ser filho dele foi um presente de Deus pra você. Abraços de seu amigo; Dr. Carlos Braçoforte

    ResponderExcluir
  4. De: Evandro (Hospital Bartira)

    Jairão, meus sentimentos! Em 1997 também sofri uma dor semelhante à sua, perdi minha mãe querida! Veja só, passaram-se 15 anos e parece que foi ontem! É grande o vazio deixado, mais infelizmente é a única certeza nesta vida, que um dia todo mundo partirá! Por isso é que temos que amar as pessoas e entes queridos como se não houvesse amanhã, pois não sabemos como será este amanhã! Mais tenha certeza, DEUS te dará forças para suportar este momento, afinal a vida continua! Um grande abraço! Evandro!

    ResponderExcluir
  5. Jairo,

    Seu pai não se foi, ele apenas voltou depois de uma missão cumprida.
    Não chore, pois o deixa mais triste.
    Nesta hora, agradeça todos os ensinamentos que ele deixou e ore para que ele seja bem recebido e conduzido rumo a novas missões.
    Sim, porque quem faz um bom trabalho por aqui, com certeza é convidado várias vezes para auxiliar a quem precisa. E não são poucos.
    Coloque-se do lado dele, do mesmo modo que ele deve estar triste por deixar os filhos aqui, pense na felicidade dele em reencontrar todos os parentes que voltaram antes dele, pais, irmãos e amigos.
    Por tudo o que fez, terá sempre a presença de alguém amigo e fraterno a recebe-lo de volta, agora em nova vida.
    Esteja sempre bem e otimista quando pensar nele, mentalize um abraço fraterno, converse e mande notícias.
    Lembre-se que um pensamento bom (repleto de carinho) chega muito mais rápido a ele do que um pensamento triste (embora com saudade).
    Força, porque ainda tem muito a fazer nesta vida e seu pai não o quer triste e fraco.
    Agora ele não só estará vendo seus jogos e seus gols apenas no campo quando você jogava e sim por todos os dias.
    Grande abraço.
    Jaime Rogério Dias

    Via e-mail

    ResponderExcluir
  6. Jairo, meu abraço para vc! receba minhas condolências; a vida é assim mesmo!
    Deus é justo ! leva os nossos pais antes; não dá nem para pensar o contrário!
    Grande abraço !
    Wantuil

    Via e-mail

    ResponderExcluir
  7. TIO..VOCÊ ME FEZ CHORAR, TE AMO MUITO VIU....
    ... TE AMO VÔ, AGRADEÇO A DEUS POR TER PASSADO A VIRADA DE ANO AO SEU LADO E TER A OPORTUNIDADE DE TER TE FALADO, VÔ TE AMO...
    AGRADEÇO MUITO A DEUS POR TER ME DADO ESTA FAMÍLIA, ONDE SEMPRE ENCONTRO AMOR E APOIO....FAMÍLIA AMOOO....AGORA, NO JOGO DA VIDA, TEMOS QUE FAZER O CERTO PRA MOSTRAR QUE MEU VÔ NUNCA ESTEVE ERRADO, ENSINOU TUDO E MUITO BEM, E POR ISSO ME ORGULHO PELOS TIOS QUE HOJE TENHO, HOMENS E MULHERES VALENTES E PERSISTENTES...
    TÂNIA SOARES

    ResponderExcluir
  8. Jairão quero mostrar meu profundo sentimento pelo ocorrido. Infelizmente nem tudo acontece como imaginamos, mas Deus sabe o que faz.

    Conte comigo para qualquer coisa!

    ResponderExcluir
  9. o meu Deus tbm ja levou.
    força fé em Deus so ele pode nos consolar.

    ResponderExcluir
  10. JAIRO, meus sentimentos...
    As palavras fogem neste momento de perca de dor...
    Mas só queria lembrá-lo que um dia o Justo Juiz, enxugara dos nossos olhos toda lagrima, e a dor e a morte não mais existira.
    seu irmão em cristo,
    Joilton

    ResponderExcluir
  11. Jairo, a 3 anos senti a mesma dor, pela perda de minha mãe.
    Sábias palavras em tempos de dor mas que reforçam nossos valores onde a família tem lugar de destaque.
    Um dia um gerente de projeto me criticou por não almoçar com a equipe de projeto. Respondi dizendo não se trata de um simples almoço em família. Trata-se de uma reunião de família, tão difícil nos dias de hoje. E quando não consigo almoçar com eles, não tem volta, foi um encontro a menos de nossa família em nossa tão curta vida.
    Os jovens tem mais dificuldade em entender isso. Por isso temos que dar o exemplo. Nossas ações são muito mais importantes que nossas palavras.
    Deus ainda me abençoa muito por poder conviver com meu pai e não deixo um dia sequer de tomar o café da manhã e ler o jornal com ele.
    Deus vai te confortar, como me confortou também. Você vai ver. As lembraças ficam suaves, o choro acontece mas sem a tristeza profunda. É a nossa vida.
    Um dia podemos conversar mais a respeito.
    Abraços.

    ResponderExcluir