segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cloud está mudando o papel do CIO


CIOs terão de se concentrar em mais do que apenas manter funcionários conectados, eles também têm que garantir que os produtos de suas empresas e instalações possam ter acesso em tempo real

A economia da Internet está tornando os departamentos de TI mais centrais do que nunca para o sucesso empresarial, mas também está colocando os CIOs sob pressão para entregar mais com menos.
Essa pressão só vai aumentar à medida que novas tecnologias como cloud, colaboração e mobilidade criam uma força de trabalho que está ligada à empresa na base 24/7, disse o CTO da Cisco, Padmasree Warrior, durante uma apresentação no Interop IT Conference, em Las Vegas .
“Os CEOs agora esperam que a TI proporcione um crescimento rentável e agilidade nos negócios”, avalia o executivo. “O papel do CIO está mudando.”
Warrior afirma que a convergência da nuvem e a mobilidade vão guiar o novo estilo de trabalho colaborativo que combina texto convencional e ferramentas de mensagens com doses pesadas de vídeo em tempo real. “A prioridade número um para os CIOs ao longo dos próximos anos será de vídeo”, disse o executivo, acrescentando que o uso de vídeo online deve quadruplicar nos próximos dois anos.
Os CIOs terão de se concentrar em mais do que apenas manter funcionários conectados, eles também têm que garantir que os produtos de suas empresas e instalações possam acessar análises em tempo real e falar uns com os outros – o envio de mensagens, quando os estoques estão baixos ou aproveitar os dados para prever avarias. “A Internet das coisas já está aqui.”
Enquanto facilita novos modelos de negócios, e oferece aos CIOs uma voz mais alta na suíte executiva, essas tendências também irão adicionar uma pressão considerável para as áreas tradicionais de TI, como rede e segurança. “Isso cria um requisito fundamental para a gestão de risco”, considera.
Ao mesmo tempo, Warrior nota que os CIOs são esperados para facilitar esses novos paradigmas, de forma segura, em um ambiente de boa relação e custo-consciente. O executivo conta que os gastos global com TI deverão se manter planos ou para baixo para os próximos anos.
A Cisco está reagindo a essas novas demandas por repensar a sua abordagem para a rede. Em uma época em que Warrior chama de “colaboração imersiva”, as redes precisam ter visibilidade, consciência, segurança, agilidade e capacidade de gerenciamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário